A Repórter Brasil está sob censura judicial desde o dia 9 de outubro de 2015. Saiba mais.

Confira as principais atividades do Dia de Mobilização do FSM

Ações espalhadas pelo mundo e em várias capitais brasileiras substituirão o encontro único Fórum Social Mundial. Apenas no Brasil, há 145 atividades previstas para sábado (26), data que concentrará a maioria dos eventos

Em substituição ao tradicional encontro internacional centralizado, o Fórum Social Mundial deste ano será composto por centenas de atividades espalhadas por todo o globo. Os primeiros eventos começam nesta terça-feira (22) e continuam até o próximo sábado (26), quando ocorre o Dia de Mobilização e Ação Global.

As ações descentralizadas têm como objetivo integrar pessoas de diferentes movimentos, especialmente aquelas que não teriam a oportunidade de viajar e comparecer a um evento único como o Fórum vem sendo realizado desde 2001.

Veja abaixo quais serão as principais mobilizações que acontecerão no dia 26 de janeiro no Brasil:

São Paulo (SP)

No centro da capital paulista será encenada uma peça teatral com a participação do público. A partir do meio dia, quatro grupos começam a se concentrar para um grande confronto cênico, baseado na peça "Rei Lear", de Shakespeare. Cada um deles vestirá camisetas de uma cor e representará reivindicações como reforma agrária, a moradia, os direitos trabalhistas e as políticas de inclusão.

O desfecho do drama acontece em frente à Prefeitura da capital, onde os grupos de vermelho, amarelo e azul enfrentarão o grupo branco, que representa o Império e a desumanidade. Depois da encenação, a Coordenação de Movimentos Sociais (CMS) – reúne a Central Única dos Trabalhadores (CUT), o Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra (MST) e a União Nacional de Estudantes (UNE), entre outras entidades – organizará um ato político na Praça Ramos de Azevedo, marcado para as 15h.

No Centro de Eventos São Luis, próximo à Avenida Paulista, acontece o Sábado-Feira, evento que reunirá centenas de entidades sociais e culturais que estarão apresentando suas ações para melhorar o mundo.

Belém (PA)
Próxima sede do FSM em janeiro de 2009, a capital paraense terá um desfile de carnaval com reivindicações sociais. O evento começa às oito horas da manhã, saindo do complexo Feliz Luzitânia, na Cidade Velha, percorrendo algumas ruas do centro da cidade até chegar à Praça República.

Rio de Janeiro (RJ)
No Aterro do Flamengo, um show gratuito com cinco palcos levará músicos famosos e artistas de favelas à beira para entoar o mote "um outro mundo é possível". O evento, que também terá uma feira alternativa com oito tendas temáticas, começará às oito da manhã.

Curitiba (PR)
Às nove da manhã, na Boca Maldita, terá início a marcha de mobilização para o Fórum Social do Mercosul. Da Universidade Federal do Paraná, também sairá, às 9h30, a Bicicletada do Fórum Social do Mercosul.

A lista completa com todas as atividades que acontecerão no Brasil pode ser acessada no endereço http://wsf2008.net/pt-br/place/4235.

No Mundo
Até a tarde desta terça-feira (22), o site oficial do FSM registrava 655 ações espalhadas pelo planeta. De acordo com os organizadores, o número tende a crescer até sábado, já que a inscrição para os eventos continua aberta. O Brasil é o país que concentrará mais mobilizações, com 145 atividades, seguido da Itália, onde ocorrerão 107 eventos, e dos Estados Unidos, com 54 ações.

Veja, na tabela abaixo, os dez países mais movimentados no Dia de Mobilização e Ação Global:

Países mais com mais atividades no Dia de Mobilização e Ação Global

País

Ações

Brasil

145

Itália

107

Estados Unidos

54

França

39

Espanha

25

Paquistão

17

Índia

16

México

16

Rússia

14

Outros países

232

Total

665

Fonte: http://wsf2008.net/eng/countries, atualizado em 22/01/2008, às 20h.


Apoie a Repórter Brasil

saiba como

Enviar Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *